domingo, 15 de fevereiro de 2009

Mudar, Nós Podemos

Mudar, nós podemos! foi o slogan que acompanhou toda a campanha do candidato à presidência dos Estados Unidos da América, Barack Obama, eleito e empossado presidente em 20/01/09. A mensagem, com o objetivo de alimentar a esperança do povo americano para acreditar e colaborar com as mudanças que pretende promover para melhorar a autoimagem americana perante os próprios cidadãos e sobremaneira perante o mundo, sinaliza que medidas profundas deverão ser implementadas nos vários setores daquela sociedade, ou seja, nas esferas econômica, social, política, tecnológica e ambiental, entre outras. Mudanças que exigem colaboração e sacrifício de toda a sociedade para reerguer-se da grave crise que enfrenta e recuperar o seu prestígio como a mais importante sociedade capitalista do planeta no cenário mundial. Com relação aos problemas de ordem econômica e ambiental, o presidente Obama anunciou a revisão do papel que o seu país deverá adotar frente à Convenção-Quadro sobre Mudanças do Clima (CQMC), diferentemente da posição que o país assumiu no governo Bush, não aderindo às recomendações e metas mundiais previstas no Protocolo de Kyoto, com o objetivo de diminuir a poluição ambiental, reduzir o efeito estufa e combater o aquecimento global, mesmo sendo um dos países com maior responsabilidade pela presença desse fenômeno ambiental, o qual tem provocado graves consequências ambientais ao planeta e transtornos socioambientais para muitas nações. Mudar, nós podemos! foi o slogan que acompanhou toda a campanha do candidato à presidência dos Estados Unidos da América, Barack Obama, eleito e empossado presidente em 20/01/09. A mensagem, com o objetivo de alimentar a esperança do povo americano para acreditar e colaborar com as mudanças que pretende promover para melhorar a autoimagem americana perante os próprios cidadãos e sobremaneira perante o mundo, sinaliza que medidas profundas deverão ser implementadas nos vários setores daquela sociedade, ou seja, nas esferas econômica, social, política, tecnológica e ambiental, entre outras. Mudanças que exigem colaboração e sacrifício de toda a sociedade para reerguer-se da grave crise que enfrenta e recuperar o seu prestígio como a mais importante sociedade capitalista do planeta no cenário mundial. Com relação aos problemas de ordem econômica e ambiental, o presidente Obama anunciou a revisão do papel que o seu país deverá adotar frente à Convenção-Quadro sobre Mudanças do Clima (CQMC), diferentemente da posição que o país assumiu no governo Bush, não aderindo às recomendações e metas mundiais previstas no Protocolo de Kyoto, com o objetivo de diminuir a poluição ambiental, reduzir o efeito estufa e combater o aquecimento global, mesmo sendo um dos países com maior responsabilidade pela presença desse fenômeno ambiental, o qual tem provocado graves consequências ambientais ao planeta e transtornos socioambientais para muitas nações.

Questões

a. Por que o texto refere-se à necessidade do atual governo americano de promover a melhoria da autoimagem de sua sociedade e ao mesmo tempo perante o mundo?

b. Cite em que aspectos a eleição do presidente Barack Obama poderá também representar a esperança de outras nações quanto às medidas referentes às questões ambientais?

8 comentários:

  1. As respostas são pessoais, formule as suas, não tem como errar.

    ResponderExcluir
  2. olha a minha professora de biologia nos deu esse texto e as questoes como trabalho, mas ta muito dificil vc disse que tem que formula as questoes mas qual e a sua opinião me da uma uma força

    ResponderExcluir
  3. O texto gira em torno da posição dos EUA quanto ao meio ambiente, metas do prtocolo de Kyoto.

    ResponderExcluir
  4. a primeira pode ser isso?
    o eua , p muitas pessoas é como um vilão, tanto pela guerra, tanto pela questao ambiental. isto acaba prejudicando os eua, afinal assim eles perdem o credito em outros países...no comercio , por exmplo.
    é necessario mudar isto principalmente a propria auto estima das pessoas americana p q elas mesmas venham colaborar c as mundanças tanto sitadas por Obama.

    ResponderExcluir
  5. minha professora de bilologa passou esse texto as duas perguntas e mais q ela mesma fez
    regina me ajuda passa a resposta das dua primeiras

    ResponderExcluir
  6. Veja bem!
    As respostas são pessoais, o caminho é pensar veja a resposta que a Jéssica postou e formule a sua.
    OK

    ResponderExcluir