terça-feira, 10 de março de 2009

A Fotossíntese




As plantas, as algas, por meio da fotossíntese, são capazes de produzir seu próprio alimento a partir da energia luminosa. Tal alimento é um tipo de açúcar chamado glicose.
O processo de fotossíntese ocorre no interior dos cloroplastos das folhas e caules verdes. Para realizar a fotossíntese, as plantas necessitam de clorofila, água, dióxido de carbono ( CO2 ) e energia luminosa. A água é absorvida pelas raízes e o CO2 entra pelos estômatos, principalmente das folhas.
A clorofila é a substância responsável por captar a energia luminosa do Sol. Essa energia é utilizada em reações químicas, que permitem a combinação da água absorvida nas raízes com o gás carbônico do ar, levando à produção de glicose e à liberação de oxigênio e da água.

A Energia da Fotossíntese

A fotossíntese é responsável pela formação da seiva elaborada. A seiva elaborada é a solução de água e de alimento (glicose) que as plantas transportam através dos vasos condutores do floema. A partir da glicose, que armazena energia produzida na fotossíntese, a planta pode formar amido, óleo e diversas outras substâncias.

A Respiração

É por meio da respiração que a planta utiliza a energia da glicose produzida na fotossíntese. Desse modo, a respiração também faz parte da nutrição vegetal. A respiração ocorre em organóides celulares chamados mitocôndrias.
São necessárias algumas transformações químicas para que a energia da glicose seja liberada. Essas transformações ocorrem na respiração, quando a glicose entra em contato com o oxigênio, liberando energia.
Na respiração, a planta consome matéria orgânica e oxigênio, produzindo energia e liberando para o meio ambiente água e gás carbônico. A energia é utilizada na realização de todas as funções do vegetal, incluindo o seu crescimento. Já a água e o gás carbônico são liberados pelos estômatos e voltam ao ambiente.
A respiração dos vegetais, assim como a dos animais, ocorre tanto de dia como de noite. É um processo que acontece em todas as células vivas da planta.

Obs: utilize este texto para responder as questões da apostila.


Nenhum comentário:

Postar um comentário