terça-feira, 12 de maio de 2009

Atividade sobre Interações Ecológicas II

1. Certas formigas associam-se aos pulgões. Levam-nos para o formigueiro ao entardecer e, no dia seguinte, levam-nos para as plantas que parasitam. Com movimentos de suas patas no abdômen dos pulgões, provocam a eliminação do excesso de açúcar que ingeriram e que elas utilizam como alimento. Por essa razão, os pulgões são chamados de "gado das formigas". Esta relação é harmonica? Justifique.

2. Certas algas e fungos vivem associados, formando os líquens. As algas fazem fotossíntese e fornecem substâncias orgânicas aos fungos. Estes absorvem do ambiente água e sais minerais que também são usados pelas algas. Geralmente, separados as espécies que formam o líquen, nenhuma delas sobrevive. Qual o tipo de relação?

3. Um grupo de estudantes, em visita à zona rural, observou bois e gafanhotos alimentando-se de capim; orquídeas, líquens e erva-passarinho em troncos de arvores; lagartos caçando insetos e, no pasto, ao lado de vários cupinzeiros, anus retirando carrapatos do dorso dos bois.
a) identifique, dentre as diferentes relações descritas, dois exemplos de parasitismo.
b) dentre as relações observadas pelos estudantes, cite uma relação interespecifica de beneficio mutuo e uma estrutura que indique uma relação intra-especifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário