terça-feira, 16 de junho de 2009

Botânica

Botânica é o estudo da fisiologia, morfologia, ecologia, evolução, anatomia, classificação, doenças, distribuição, dentre outros aspectos das plantas. Esta ciência foi reconhecida como tal em 1979, juntamente com os cursos de Biologia.

A história desta área das ciências naturais nos remete a um passado bem longínquo: sabe-se, por exemplo, que no ano 370 antes de Cristo, um filósofo grego chamado Teofrastus, discípulo de Aristóteles - este que havia classificado as plantas em “com flores” e “sem flores” - escreveu dois tratados: "Sobre a História das Plantas" (Historia Plantarum) e "Sobre as Causas das Plantas".

O alemão Otto Brunfels, no século 16, publicou uma obra denominada Herbarium, com informações precisas sobre algumas espécies de plantas e, dois séculos depois, o botânico sueco Lineu propôs a nomenclatura binomial para identificação, também, deste reino vivo. Seu sistema de classificação era baseado na posição e número de estames na flor. Ambos são considerados como os pais da botânica científica.

Eicher, mais tarde, propôs a subdivisão do Reino Plantae em criptógamas e fanerógamas: plantas sem e com flores, respectivamente. Outro cientista, Engler, propôs a classificação entre talófitas e cormófitas, sendo estas últimas as que possuem raiz, caule e folhas. Atualmente, com o advento da filogenia e avanço da Biologia Molecular, outras formas de classificação vêm sendo propostas.

Em nosso país, o estudo dos vegetais foi impulsionado pela chegada da corte portuguesa, tendo como consequência a criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 1808, por D. João VI.
Introdução
O Reino Vegetal, conhecido cientificamente como Plantae, é formado por aproximadamente 300.000 espécies conhecidas, sendo que, entre elas, encontram-se muitos tipos de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc.
Composição
Os organismos que compõem este reino são em sua grande maioria autotróficos, ou seja, seres cuja organização celular conta com os cloroplastos (organelas especializadas na produção de matéria orgânica a partir de matéria inorgânica, incluindo a energia solar). Suas células possuem uma parede celular formada por celulose.

O reino Plantae, é composto por organismos capazes de produzirem o seu próprio alimento. Contudo, independente disso, eles possuem necessidades específicas de determinados nutrientes presentes somente no solo, como os sais minerais.

Fotossíntese
Sua produção própria de alimento se dá através da realização da fotossíntese (processo pelo qual as plantas absorvem energia solar para produzirem sua própria energia). Isto ocorre através da ação da clorofila existente em seus cloroplastos.

Plantas parasitas
Entretanto, há muitas espécies de plantas que não são capazes de produzir seu próprio alimento, por esta razão, elas agem de forma parasita, extraindo de outras plantas os nutrientes necessários para sua sobrevivência.

Importância das plantas
As plantas são extremamente importantes para a continuidade da vida em nosso planeta, sem elas, os demais seres vivos da cadeia alimentar não seriam capazes de obter a energia necessária para sua sobrevivência.

Elas são consideradas o primeiro elo da cadeia, pois sustentam todos os demais (animais, fungos, bactérias e protistas).

Não fazem parte do Reino Plantae as algas castanhas, as algas vermelhas e vários organismos autotróficos unicelulares ou coloniais.
Alternância de geração – Tipo de ciclo de vida, também denominado de metagênese, no qual se alternam gerações sexuadas e assexuadas;

Esporófito – Geração esporofítica (diplóide) nas espécies de vegetais;

Gametófito – Geração gametofítica (haplóide) nas espécies de vegetais;

Gineceu – Conjunto de componentes femininos da flor. É um dos verticilos florais, sendo constituídos por folhas alternadamente modificadas;

Androceu – Conjunto de componentes masculinos de uma flor, também representando verticilos florais modificados;

Fanerógamas – Plantas que possuem estruturas produtoras de gametas bem visíveis; (pinheiro, laranjeira)

Criptógamas – Plantas que possuem estruturas produtoras de gametas pouco evidentes; (musgo)

Megásporo – Esporos femininos de gimnospermas e angiospermas;

Micrósporo - Esporos masculinos de gimnospermas e angiospermas;

Arquegônio – Gameta feminino das plantas: forma-se nas criptogamas no interior do arquegônio, e nas fanerógamas no interior do óvulo;

Anterídios – Gameta masculino dotado de flagelo, presente nas briófitas e pteridófitas;

Tubo polínico – Expansão da camada interna da parede do grão de pólen em direção à micrópila do óvulo;

Endosperma primário – tecido de reserva energética presente nas sementes das gimnospermas;

Endosperma secundário - tecido de reserva energética presente nas sementes das angiospermas.

equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário