quinta-feira, 3 de maio de 2012

genética 1ª lei de Mendel

Atividades genética – 1ª lei de Mendel
1. A pigmentação normal da pele é dominante e a ausência de pigmentação é recessiva. Joana é Albina (sem pigmentação), casa-se co Paulo de pele normal heterozigoto. Há chances do casal ter uma criança Albina?
2. Em tomateiros o caule alto é dominante e o caule baixo é recessivo. Faça o cruzamento de um tomateiro de caule alto homozigoto com um de caule baixo homozigoto e indique como ficará a plantação.
3. Em leguminosas a vagem verde é dominante e a vagem amarela é recessiva. Faça o cruzamento entre plantas de vagens verdes híbridas com outra de genótipo igual. Indique os resultados.
4. Em algumas raças de gatos o pêlo amarelo é recessivo e o pêlo preto é dominante. Uma fêmea foi cruzada com um macho de sua espécie e teve 6 filhotes pretos e 2 amarelos. Indique o genótipo dos animais usados no cruzamento.
5. Olhos castanhos são dominantes sobre olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis. A probabilidade de que tenham um filho de olhos azuis será de ________%.
6. A mamona produz inflorescência de flores pistiladas (femininas) quando recessivas e inflorescência mista (masculina e feminina) quando dominantes. Se cruzarmos duas plantas
Pp obteremos 512 flores. Quantas serão pistiladas?
7. O gene que condiciona sementes de milho enrugadas é recessivo e sementes lisas dominante. Do cruzamento entre genes heterozigotos originaram 840 sementes, das quais 630 são lisas. Quantas serão heterozigotas?
8. O lobo da orelha livre é dominante e o lobo aderente é recessivo. Silvio tem lobo aderente e sua esposa te lobo livre, mas é filha de mãe com lobo aderente. Qual a chance de seus filhos terem lobo livre?
9. A visão normal é condicionada por gene dominante e a miopia por gene recessivo. Ivan é míope e sua esposa tem visão normal, mas é filha de pai míope. A probabilidade de terem crianças míopes é de_____%.
10. Em algumas raças de cães o pêlo liso é dominante e o pêlo enrolado é recessivo. Um macho de pêlo liso heterozigoto foi cruzado com uma fêmea de pêlos enrolado. Como serão os filhotes?
11. Em uma dada espécie de mamífero a cor preta da pelagem é dominante em relação à cor branca. Do cruzamento de dois indivíduos, obtiveram-se 10 filhotes pretos e 10 filhotes brancos. O provável genótipo dos progenitores é:
a) Bb e bb
b) BB e Bb
c) Bb e Bb
d) BB e bb
12. Certo tipo de anomalia aparece em filhos de pais normais e, no entanto, trata-se de uma manifestação hereditária. Como você explica esse fato?
a) os pais são homozigotos;
b) os filhos normais são homozigotos;
c) a anomalia é condicionada por um gene dominante;
d) o gene para a anomalia é recessivo.
13. O gene que condiciona a semente de milho doce é recessivo em relação ao gene de semente normal. Do cruzamento entre plantas heterozigotas, originaram-se 420 sementes. O número esperado de sementes heterozigotas será:
a) 240
b) 210
c) 180
d) 420
14. Em urtigas, o gene para folhas denteadas domina o gene de folhas lisa. Numa experiência onde uma planta heterozigota foi cruzada com uma planta recessiva, o resultado esperado é:
a) 100% denteadas;
b) 75% denteadas e 25% lisas
c) 50% denteadas e 50% lisas

d) 75% lisas e 25% denteada

Nenhum comentário:

Postar um comentário