INTRODUÇÃO
Desde o momento em que o homem começou a desenvolver um pensamento crítico, uma das questões mais intrigantes é sobre a origem da vida no nosso planeta. Os cientistas tentam entender a relação entre o surgimento do Universo com as possíveis transformações que possibilitaram esse advento. Uma vez que se trata de um assunto muito controverso e complexo, o tema será dividido em tópicos, Teoria do Big Bang, Formação da Terra, Atmosfera Primitiva, Hipótese Autotrófica, Hipótese Heterotrófica e Biogênese. Cada aluno deve procurar possíveis respostas para poder compreender a sua própria origem e como isso afeta o seu cotidiano. .
TAREFAS
ETAPA 1
Busca de informações em sites relacionados ao assunto proposto, como o objetivo do aprofundamento do nível de conhecimento sobre cada teoria relacionada à origem da vida.
ETAPA 2
Organização das informações obtidas através da ETAPA 1 , eliminando aquelas que não têm relevância para a discussão do tema.
ETAPA 3
Apresentação das informações obtidas na ETAPA 1 e que foram selecionadas na ETAPA 2 de forma clara e objetiva
PROCESSO
O processo consiste na divisão dos alunos em 6 grupos. Cada grupo representa um dos tópicos relacionados ao tema principal.
GRUPO 1 Teoria do Big Bang e a formação do planeta
GRUPO 2 Geração espontânea ou abiogênese
GRUPO 3 Biogênese e experimentos de Louis Pasteur
GRUPO 4 Teoria de Oparin
GRUPO 5 Hipótese Autotrófica e Heterotrófica
GRUPO 6 Hipótese Gaia
Os integrantes de cada grupo deverão pesquisar os seus respectivos tópicos no sites relacionados com o objetivo de cumprir as tarefas propostas.
Os tópicos serão apresentados em forma de cartazes e apresentações orais.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita com base nos seguintes critérios.
Coleta de dados. Avaliação da capacidade de obter informações relevantes ao assunto. Valor - 2,0 pontos.
Organização das informações. Avaliação da capacidade de organizar as idéias e reunir novas informações - 3,0 pontos
Apresentação dos cartazes. Avaliação da criatividade e organização - 2,0 pontos
Apresentação oral. Avaliação da clareza e objetividade na forma de transmissão do conhecimento construído - 3,0 pontos
Total de pontos obtidos - 10,0 pontos
CONCLUSÕES
Ao final do webquest os alunos deverão estar aptos a responder as seguintes perguntas.
1 - Que relação existe entre a origem do Universo e a origem da vida?
2 - Como foi possível surgir à vida no nosso planeta?
3 - Que tipo de células teria surgido primeiro?
4 - Por que não existem provas concretas sobre a origem da vida?
5 - Que importância esse tema tem para as nossas vidas?
Essas questões só poderão ser respondidas se a busca teve êxito. Talvez muitas outras ainda existam, mas com certeza o primeiro passo foi dado.
O real conhecimento é aquele que é construído unindo nossas idéias com os conceitos compartilhados com outras pessoas.
Envie sua respostas por e-mail ou entregue em folha de almaço individualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário