Responda as questões em papel almaço, em sala de aula.
Você terá 5 aulas para executar essa tarefa e entregar.
Atividade sobre Funções Vitais dos Seres Vivos
1. “Se a miséria de nossos pobres não é causada por leis da natureza, mas por nossas instituições, grande é a nossa culpa.” (Charles Darwin).
a) Comente a frase levando em conta o principal fator desencadeante da desnutrição crônica.
b) Qual a importância de campanhas (Fome Zero) no combate a desnutrição, em países como o Brasil?
2. No ser humano, quando a massa alimentar chega ao intestino grosso, praticamente todas as substancias uteis já foram absorvidas. A massa de resíduos não aproveitados, agora solidificada pela reabsorção de grande quantidade de água, constitui as fezes, que são eliminadas pelo ânus. Há também animais dotados de um intestino “cego” na extremidade posterior, ou seja, desprovido de ânus. Comente as vantagens da presença de um tubo digestório completo em relação ao numero de vezes que o animal pode se alimentar diariamente.
3. “O intestino grosso é colonizado por uma vasta flora bacteriana normal – constituída principalmente por Escherichia coli – que tem grande importância para a saúde. Primeiro, por ser produtora de algumas vitaminas, como a vitamina K e vitaminas do complexo B, e também por impedir o crescimento de bactérias patogênicas.” Associe essa informação com o uso inadequado de antibióticos, muitas vezes consumido contra o vírus da gripe e outros vírus, quando essas drogas não são indicadas.
4. Atualmente uma das áreas da pesquisa medica onde se investe muito é a que trata das questões de obesidade, um mal cada vez mais frequente no mundo ocidental. Recentemente, um medicamento foi lançado com promessa de auxiliar nos tratamentos de redução do peso corporal. O mecanismo de ação da droga é a inibição da digestão dos lipídios no trato digestivo e consequente redução da absorção de gorduras. Explique o mecanismo de ação dessa droga.
5. Elabore uma tabela com as ações das enzimas gástricas, do suco pancreático e do suco intestinal. ( nome da enzima – ação)
6. Um grupo de 12 pessoas permaneceu em uma sala pequena, pouco ventilada, por cerca de 1 hora. Muitos perceberam que sua frequência respiratória aumentou. Explique esse fato analisando a concentração de gases no sangue.
7. Ao forçarmos a respiração, às vezes nos sentimos tontos. Isso se deve principalmente a eliminação de grande quantidade de gás carbônico, pela respiração alterando o pH sanguíneo. Responda:
a) o que ocorre no plasma, resultando na formação do gás carbônico, eliminado pelos pulmões?
b) explique como o pH do sangue é alterado na respiração forçada.
c) como a mudança de pH altera o ritmo respiratório?
8. A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmões graças à contração do diafragma. Descreva essas contrações.
9. As mais comuns doenças cardíacas são causadas por má irrigação do musculo cardíaco, o que pode parecer uma contradição: quando o sangue está nas cavidades do coração, não pode ser utilizado para irrigar o musculo cardíaco. Responda:
a) descreva como ocorre a irrigação do coração.
b) apresente possíveis efeitos, no organismo humano provocados pela má circulação do musculo cardíaco.
c) faça um esquema do coração humano, indicando suas câmaras e como normalmente elas se comunicam, nomeie as câmaras e os vasos por onde o sangue entra e sai do coração.
10. Na linguagem comum, fala-se que as aterias carregam sangue arterial (rico em oxigênio) e as veias carregam sangue venoso (pobre em oxigênio). Essa caracterização é valida para qualquer vaso sanguíneo de um mamífero? Justifique sua resposta.
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