Imprima, cole no caderno e responda.
1. Relações ecológicas desarmônicas são aquelas em que há prejuízo para pelo menos um dos elementos da associação.
a) de um exemplo de relação desarmônica.
b) qual o papel desse tipo de relação na manutenção do equilíbrio ecológico?
2. Os líquens são formados pela associação de dois tipos de seres vivos. Quais são eles? Explique essa associação.
3. O que é comensalismo? De um exemplo.
4. Na opinião de alguns ecologistas, os animais herbívoros que comem sementes devem ser considerados predadores e os que comem folhas devem ser considerados parasitas. Justifique essa classificação.
5. Formigas do gênero Atta comem exclusivamente determinados tipos de fungos, por elas cultivados em seu jardim. Sem os cuidados das formigas, o jardim é logo invadido por outros fungos e bactérias, que eliminam os fungos cultivados. Qual o nome da relação existente entre as formigas e seus fungos? Justifique sua resposta com base nos argumentos do texto.
6. No campo, duas espécies de insetos alimentam-se de uma mesma planta, enquanto cascavéis devoram pequenos mamíferos.
a) identifique, no trecho acima, o tipo de relação apresentada entre os insetos e a relação entre cascavéis e mamíferos.
b) qual a importância da existência desses tipos de relações para a comunidade?
7. Como se justifica que a interação entre as abelhas e as plantas com flores seja classificada como mutualismo?
8. Em lagos públicos ou simples espelhos d’agua é conveniente manter uma população de peixes larvófagos para combater a proliferação de larvas de mosquitos. Indique a relação entre os peixes e as larvas.
9. A erva-de-passarinho com suas raízes penetra o tronco da planta suporte e suga a seiva que circula nos tecidos. Qual a relação presente neste caso.
10. Em uma floresta, as aves araçaris e tuins disputam os troncos ocos das árvores, abertos pelos pica-paus, para servir de abrigo para ninhos. Qual a relação ecológica existente entre essas aves.
Show jovem
ResponderExcluir