domingo, 13 de julho de 2008

Origem da Vida

INTRODUÇÃO

Desde o momento em que o homem começou a desenvolver um pensamento crítico, uma das questões mais intrigantes é sobre a origem da vida no nosso planeta. Os cientistas tentam entender a relação entre o surgimento do Universo com as possíveis transformações que possibilitaram esse advento. Uma vez que se trata de um assunto muito controverso e complexo, o tema será dividido em tópicos, Teoria do Big Bang, Formação da Terra, Atmosfera Primitiva, Hipótese Autotrófica, Hipótese Heterotrófica e Biogênese. Cada aluno deve procurar possíveis respostas para poder compreender a sua própria origem e como isso afeta o seu cotidiano. .

TAREFAS

ETAPA 1
Busca de informações em sites relacionados ao assunto proposto, como o objetivo do aprofundamento do nível de conhecimento sobre cada teoria relacionada à origem da vida.

ETAPA 2
Organização das informações obtidas através da ETAPA 1 , eliminando aquelas que não têm relevância para a discussão do tema.

ETAPA 3
Apresentação das informações obtidas na ETAPA 1 e que foram selecionadas na ETAPA 2 de forma clara e objetiva


PROCESSO
O processo consiste na divisão dos alunos em 6 grupos. Cada grupo representa um dos tópicos relacionados ao tema principal.

GRUPO 1 Teoria do Big Bang e a formação do planeta

GRUPO 2 Geração espontânea ou abiogênese

GRUPO 3 Biogênese e experimentos de Louis Pasteur

GRUPO 4 Teoria de Oparin

GRUPO 5 Hipótese Autotrófica e Heterotrófica

GRUPO 6 Hipótese Gaia

Os integrantes de cada grupo deverão pesquisar os seus respectivos tópicos no sites relacionados com o objetivo de cumprir as tarefas propostas.

Os tópicos serão apresentados em forma de cartazes e apresentações orais.

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita com base nos seguintes critérios.

Coleta de dados. Avaliação da capacidade de obter informações relevantes ao assunto. Valor - 2,0 pontos.

Organização das informações. Avaliação da capacidade de organizar as idéias e reunir novas informações - 3,0 pontos

Apresentação dos cartazes. Avaliação da criatividade e organização - 2,0 pontos

Apresentação oral. Avaliação da clareza e objetividade na forma de transmissão do conhecimento construído - 3,0 pontos

Total de pontos obtidos - 10,0 pontos

CONCLUSÕES
Ao final do webquest os alunos deverão estar aptos a responder as seguintes perguntas.

1 - Que relação existe entre a origem do Universo e a origem da vida?

2 - Como foi possível surgir à vida no nosso planeta?

3 - Que tipo de células teria surgido primeiro?

4 - Por que não existem provas concretas sobre a origem da vida?

5 - Que importância esse tema tem para as nossas vidas?

Essas questões só poderão ser respondidas se a busca teve êxito. Talvez muitas outras ainda existam, mas com certeza o primeiro passo foi dado.

O real conhecimento é aquele que é construído unindo nossas idéias com os conceitos compartilhados com outras pessoas.

Envie sua respostas por e-mail ou entregue em folha de almaço individualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário