domingo, 13 de julho de 2008

Passeio Virtual ao Zoo

Pesquise no site do Zoo de São Paulo

Os Zoólogos

O papel enquanto Zoólogo consiste em recolher informação sobre um animal de cada táxon filo do Reino Animmalia (pertencentes a Classes diferentes), destes, pelo menos dois encontrem-se ameaçados de extinção, devendo caracterizá-los segundo os seguintes parâmetros:

1. Identificação: Nome Científico, Nome Vulgar (nome comum do animal), Classificação (completa até espécie),

2. Em que local geográfico habita (habitat)- Como é o clima onde vive?(indicar os valores de pluviosidade, umidade e temperatura),

3. Caracteres Gerais - Qual é o seu aspecto morfológico?(adicionar imagens),

4. Hábitos alimentares - De que se alimenta?

5. Hábitos Silvestres (modo de vida),

6. Reprodução (cópula, gestação, desenvolvimento),

7. Filhotes (características peculiares),

8. Parentes próximos (em que se assemelham)- características diferenciais,

9. Curiosidades,

10. Aproveitamento econômico - utilidade,

11. Situação atual da espécie (em relação à extinção e utilidade econômica),

12. Histórias e Estórias sobre o animal,

13- Para saber mais... (bibliografia).

Todas as funções e atividades dos elementos do grupo deverão ser discutidas e planejadas por todos, inclusive elaborando um calendário para a sua realização.

Os elementos do grupo escolhidos para investigadores (pesquisadores) terão a função de descobrir as razões pelas quais os animais escolhidos estão em vias de extinção, assim como a razão da diminuição da Biodiversidade da Fauna.

No final da recolha, toda informação deverá ser organizada de modo explícito, para ser posteriormente explicada aos colegas e repassadas ao professor.



Os Ambientalistas

Como é importante preservar todas as espécies para que não se extingam, é necessário fazermos tudo o que pudermos para ajudá-las a viver. Para tal é necessário saber o que podemos fazer.

A função enquanto Ambientalistas é procurar informação acerca do que pudemos fazer no nosso dia a dia para preservar as espécies ameaçadas de extinção e impedir que outras se tornem ameaçadas.

Para isso, as informações coletadas devem ser caracterizadas segundo os seguintes parâmetros (não estão em ordem):

1. Identificação: Nome Científico, Nome Vulgar .

2. Problemas inerentes ao local geográfico que habita (habitat)- Alterações no clima onde vivem por exemplo,

3. Caracteres Gerais - comportamental no ambiente silvestre,

4. Papel das organizações de proteção da natureza,

5. Comportamento do visitante de um zoológico,

6. Relação Funcionários do Zoológico X visitantes diante da conscientização pela preservação da natureza,

7. Caçadores - Liberar a caça ou não,

8. Curiosidades,

9. Papel da sociedade frente ao ambientalismo,

10. Ecologia - relação com o homem - relação com o ambiente,

11. Situação atual da espécie (em relação à extinção e ao ambiente),

12. Histórias e Estórias sobre a questão ambiental,

13. Para saber mais... (bibliografia).


Para tal, irão consultar os links abaixo apresentados e procurar a informação que considerem interessante.

Todas as funções e atividades dos elementos do grupo deverão ser discutidas e planejadas por todos, inclusive elaborando um calendário para a sua realização.

Os elementos do grupo escolhidos para investigadores (pesquisadores) terão a função de descobrir as razões pelas qual a sociedade e em particular os zoológicos representam para a conservação e preservação do ambiente e da biodiversidade.

No final da recolha, toda informação deverá ser organizada de modo explícito, para ser posteriormente explicada aos colegas e repassadas ao professor.

Avaliação:

PROCESSO

Informação recolhida:
Insuficiente - sem conseguirem recolher tudo o que era pedido.
Suficiente - todos os dados pedidos foram encontrados.
Bom - todos os dados pedidos foram encontrados, mas pouco analisados.
Excelente - todos os dados pedidos foram encontrados e analisados corretamente.

Organização da informação
Insuficiente - informação desorganizada e sem coerência
Suficiente - a informação encontra-se organizada e com estrutura coerente
Bom - a informação está bem organizada, de forma coerente e com um produto final um pouco confuso.
Excelente - a informação está bem organizada, de forma coerente e com um produto final explícito.

APRESENTAÇÃO ORAL

Insuficiente - Poucas informações, falta de organização.
Suficiente - Informação essencial, boa organização e linguagem compreensível.
Bom - consegue captar o interesse da audiência, exposição interessante e informação apropriada. Excelente - linguagem apropriada, envolvimento do público e clareza na exposição.


TRABALHO DE GRUPO

Insuficiente - atitude negativa e falta de cooperação dos componentes.
Suficiente - atitude positiva e integração das várias opiniões
Bom - boa organização do grupo, boa dinâmica interna e partilha das várias opiniões.
Excelente - bom trabalho de grupo, integração das opiniões individuais e assunção de papéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário