quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Cientistas Confirmam Resistência de Insetos na Plantas Transgênicas

Lagarta rosadaCréditos: USDA - Agricultural Research Service

Os entomologistas da Universidade do Arizona (University of Arizona - EUA) analisaram dados de seis experimentos para monitorar pestes nos campos semeados com algodão transgênico e com milho na Austrália, China, Espanha e nos Estados Unidos. Eles descobriram evidências de mutação genética entre as lagartas rosadas em dúzias de campos de algodão semeados no Mississippi e Arkansas entre 2003 e 2006.
A mutação cria uma pequena mudança no DNA das lagartas para ajudá-las a resistir a toxina que a planta de milho cria graças a um gene inserido por biotecnólogos. Estas toxinas GM são produzidas na natureza por uma bactéria muito espalhada chamada Bacillus thuringiensis (Bt). O tipo de toxina Bt à qual estas lagartas estão resistentes é chamada Cry1Ac."O que nós estamos vendo é a evolução em ação", disse o pesquisador-chefe Bruce Tabashnik. "Este é o primeiro caso de resistência desenvolvida em campo a uma planta Bt".
Grupos ecológicos, que são opositores da tecnologia transgênica na agricultura, têm alertado que os insetos poderiam se tornar resistentes as toxinas transgênicas, como acontece freqüentemente em caso de inseticidas químicos.
Para superar a resistência, cientistas teriam de usar maiores níveis de toxinas ou diferentes tipos, eles dizem.Os piores cenários esboçados pelos críticos das plantas transgênicas previram que as pestes poderiam ficar resistentes as plantas Bt em um período tão curto como três anos, disse Tabashnik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário