segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Use Filtro Solar

O Sol estimula a produção de vitamina D na pele, nutriente importante para a formação dos ossos, principalmente em crianças.
No entanto, dependendo do tempo de exposição, os raios ultravioleta do Sol podem provocar queimaduras e aumentar a chance de se desenvolver câncer de pele. Por isso se deve evitar a exposição excessiva ao Sol e usar filtros solares, que absorvem parte desses raios.
Os filtros solares são classificados de acordo com um número chamado fator de proteção solar (FPS). Por exemplo, uma pessoa que utiliza filtro solar com FPS 15 (o índice mínimo que devemos usar) leva 15 vezes mais tempo para ficar com a pele vermelha ou irritada do que se estivesse sem ele.
A indicação do filtro solar mais adequada para cada tipo de pele (quanto mais sensível a pele, maior o fator de proteção necessário) deve ser feita pelo médico, que indicará também o tempo máximo de exposição ao Sol (que varia com o tipo de pele e com o fator de proteção utilizado).
Mesmo com filtro solar, é preciso evitar a exposição ao Sol entre as 10h e as 16h, aproximadamente, quando a radiação ultravioleta é mais intensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário